Vigília Pascal marca celebração da Ressurreição de Cristo em Itaocara

Centenas de católicos acompanharam a vigília, missa e procissão pela Praça Coronel Guimarães
(Fotos: Seylor Ornellas/ Folha Itaocarense)
   Na Semana Santa, a Igreja Católica celebra os mistérios sagrados da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Dentro dessa programação, foi realizada na noite deste sábado (15) em Itaocara a Vigília Pascal. O momento é dedicado em memória à ressurreição de Cristo.

   A Vigília Pascal foi realizada na Praça Coronel Guimarães. Na pequena fogueira, o fogo simboliza o esplendor do Cristo ressuscitado dissipando as trevas do pecado e da morte. O mesmo fogo é usado para acender o Círio Pascal, vela usada para lembrar aos fiéis que Cristo é a "luz do mundo".

   Da praça, o Círio Pascal foi levado até a nave central da Matriz pelo padre Benedito, acompanhado dos cerca de trezentos fiéis. Na Igreja, foi celebrada a Missa da Ressurreição e depois de três dias, o som dos sinos pôde ser novamente ouvido, em tom mais festivo.

   Os fiéis ainda saíram em procissão pelas ruas do entorno da Praça Coronel Guimarães com o Santíssimo. Para os católicos, o corpo de Cristo está presente nas hóstias consagradas. A procissão de Cristo Ressuscitado terminou novamente na Matriz, onde a missa foi finalizada.

   Após a missa, o padre agradeceu aos fiéis pela recepção calorosa, ao prefeito e à Guarda Civil Municipal, pelo apoio durante as procissões da Semana Santa. O padre Benedito ficou à frente das celebrações da Semana Santa enquanto o pároco Monsenhor Stael se recupera de uma cirurgia.

   Neste domingo da Ressurreição (16), houve missa pela manhã e haverá nova missa às 19h30. O domingo é o primeiro dia da Festa da Páscoa e se estende por cinquenta dias entre o domingo de Páscoa e o domingo de Pentecostes, quando os fiéis celebram o envio do Espírito Santo aos apóstolos.

Comentários