FIRJAN aponta melhora da atividade industrial no Noroeste Fluminense

Levantamento no mês de abril revela aumento da demanda na demanda, um sinal de recuperação da economia local
(Foto: Divulgação/ Arquivo)
   As indústrias do Noroeste Fluminense registraram melhora da atividade produtiva em março de 2017, revela a Sondagem Industrial, divulgada pelo Sistema FIRJAN. O aumento no volume de produção (52,6 pontos), aliado à queda nos níveis de estoques (47,5 pontos), que ficaram inclusive abaixo do planejado (40,6 pontos), revelam o aumento da demanda.

   A sondagem é um levantamento de opinião empresarial, realizado entre os dias 13 e 17 de abril, e os indicadores variam de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 pontos indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.

   A indústria da região Noroeste aumentou a utilização da capacidade instalada em março na comparação com o mês anterior (56%), contudo continuou a operar abaixo da média histórica. Diante da incerteza do momento econômico, o número de empregados caiu (43,0 pontos).

   A pesquisa aponta ainda que os industriais registraram insatisfação com as condições financeiras em todo segundo trimestre de 2017. Contribuíram para isso, a dificuldade de acesso ao crédito (27,8 pontos) e as baixas margens de lucro (34,5 pontos).

   Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários do Noroeste fluminense é muito mais otimista que a dos industriais do restante do estado do Rio de Janeiro. Eles esperam aumento da demanda por produtos (60,0 pontos) e consequente compra de matéria-prima (53,8 pontos). Tudo isso graças à expectativa de recuperação da atividade econômica nacional. Segundo a pesquisa, os industriais também esperam realizar novas contratações de empregados (51,9 pontos). Entretanto, a incerteza quanto ao ritmo de recuperação ainda deverá impedir retomada dos investimentos (33,9 pontos).
   Participaram da Sondagem Industrial empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.

Comentários