Itaocara presente em reunião sobre uso do cartão de pagamento da Defesa Civil

Instrumento vai facilitar o pagamento de ações de socorro, assistência e restabelecimento em caso de emergência ou calamidade pública
(Foto: Divulgação)
   Representantes da Defesa Civil de Itaocara estiveram presentes nesta quinta-feira (18) em Italva durante a reunião sobre o uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC). Além de Itaocara, o encontro reuniu representantes de outros 17 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. 

  O CPDC é um instrumento de repasses de recursos do Governo Federal em situações emergenciais reconhecidas como desastres naturais. O objetivo foi apoiar e orientar os municípios no uso e na adesão ao Cartão junto ao Banco do Brasil.

   A adesão ao Cartão por parte do município de Itaocara é extremamente necessária para facilitar o atendimento de famílias atingidas por eventuais fenômenos adversos, como a situação de dezembro, que desalojou mais de 800 pessoas no município devido a enxurradas, inundações graduais e deslizamentos de terra.

   Os municípios poderão usar o CPDC em ações de socorro, assistência e restabelecimento a ser utilizado exclusivamente em situação de emergência ou estado de calamidade pública, como meio de pagamento de despesas. Para isso, é preciso que cada gestor público faça seu cadastro junto ao Banco do Brasil e abra uma conta 

    O encontro foi ministrado pelo representante da Superintendência Operacional da Secretaria e Estado de Defesa Civil, major Robson Nascimento. Também participaram o coordenador regional de Defesa Civil, tenente coronel Joelson Oliveira, o comandante da Guarda Civil de Itaocara Adriano Piau e o subcomandante Alex Campos. Desde janeiro, a GCM Itaocara tem sido responsável pelas ações de Defesa Civil em Itaocara.
(Foto: Divulgação)

Comentários