Vacinação contra a Febre Aftosa começa hoje em todo RJ

Campanha para imunização de bovinos e bubalinos, em qualquer idade, vai até o fim do mês
(Foto: Divulgação)
   Começa nesta segunda-feira (1°/5) em todo o estado a primeira etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Os produtores rurais têm até o dia 31 de maio para imunizar os animais de qualquer idade de seus rebanhos bovinos e bubalinos.

   O secretário de Agricultura, Jair Bittencourt, alerta que o fato do estado estar a 20 anos sem o registro da doença faz com que muitos pecuaristas desconheçam as graves consequências dessa enfermidade, tanto para a sanidade animal quanto para a economia rural.

   "É um marco importante e que mantém o status do Rio de Janeiro de área livre de febre aftosa, com vacinação. Mas, não podemos descuidar! É preciso agir com responsabilidade, vacinar os animais e apresentar a declaração" disse.

   A expectativa é atingir a imunização de 100% do rebanho fluminense, que reúne mais de 2,4 milhões de cabeças.

   O superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e a terem atenção na conservação do produto. A vacina deve ser transportada em isopor com gelo e conservada em geladeira. Os frascos devem ser mantidos refrigerados até o momento de sua aplicação.

   "Os criadores devem estar atentos também aos prazos para a entrega da declaração de vacinação nos Núcleos de Defesa Agropecuária ou postos municipais no local de sua propriedade, evitando as multas", afirmou Moraes.

   A declaração também poderá ser feita pelo próprio produtor na página www.agricultura.rj.gov.br.

Comentários