10 mil alevinos são soltos no Rio Pomba, em Pádua

Ação promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz parte da Semana do Meio Ambiente e da Festa de Santo Antônio
(Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Santo Antônio de Pádua)
   A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no último domingo (04), nas imediações da Ponte Paulino Padilha, a soltura de dez mil alevinos (Lambari e carpas) no Rio Pomba.  O evento, que faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, já acontece a 7 anos, e está na programação da Festa de Santo Antônio, realizada pela Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua.

   Paduanos de todas as idades participaram do evento, que contou ainda com a presença da APESCA (Associação de Pesca Amadora de Pádua), Anda Pádua e grupos de ciclistas de Pádua, que mostrou na prática a importância da preservação da fauna aquática e da introdução de alevinos. Após a soltura, todos ainda tiveram a oportunidades de plantar mudas nas proximidades.

   O secretário de Meio Ambiente Otony Faria Jr (Zuza) ressaltou a importância da preservação do Rio Pomba e também das várias espécies de peixes que nele habita. 

   “É importante a população de nossa cidade participar desses eventos de preservação, é um meio de promover a educação ambiental e a importância desses peixes estarem se reproduzindo. A soltura dos alevinos é importante para procriação das espécies nativas”, afirma Zuza.

   O Secretário informou que os peixes soltos são reproduzidos na Estação de Piscicultura de Pádua, que é licenciada para reprodução de espécies nativas para repovoamento do Rio Pomba e produtores rurais, e que a unidade tem convênio com a FIPERJ.
Por Mauro Teixeira 

Comentários