Após queimada, fumaça encobre bairros de Itaocara

Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar chamas em um bambuzal no Adolvani
Qualidade do ar piorou bastante nas últimas horas (Fotos: Seylor Ornellas/ Folha Itaocarense)
   A cidade de Itaocara anoiteceu encoberta pela fumaça neste domingo (04). Moradores se queixam de tosse, dores de cabeça e até náusea devido a inalação. A cidade está há vários dias sem registrar chuva significativa e a tendência é de que a qualidade do ar continue piorando no período de estiagem.

   O quartel do Corpo de Bombeiros do município informou ter sido acionado para uma queimada no bairro Adolvani. A raiz de um bambuzal teria sido incendiada. Uma nuvem se fumaça se formou no local durante o controle das chamas. A fumaça se espalhou atingindo o Caxias, Centro, Cruzeiro, Fuguista, entre outras localidades. A falta de vento fez com que a fumaça ficasse acumulada por horas sobre parte da cidade.

   Por conta da inalação, moradores das localidades afetadas se queixam de sintomas como tosse, dores de cabeça e até náusea. Uma das soluções foi espalhar vasilhas com água para elevar a umidade do ar e fechar as janelas. 

    Em Itaocara não há nenhum órgão que mede o nível de poluição do ar. Queimadas, apesar de crime, são constantes no município, especialmente nesta época do ano, quando as chuvas diminuem significativamente. Para denúncias como queimadas, a 3ª Unidade de Polícia Ambiental, que também atende Itaocara e municípios vizinhos, mantém o disk denúncias. O telefone é (22) 2561-3228.

Comentários