Campanha de doação de sangue em Itaocara tem data confirmada para 06 de julho

Data foi adiada devido a problemas técnicos com a unidade móvel do Hemocentro Regional
(Foto: Divulgação)
   Foi confirmada para o dia 06 de julho (quinta-feira) a nova data para a vinda da unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes à Itaocara. A campanha seria realizada na semana passada, mas teve que ser adiada na véspera devido a problemas técnicos com a unidade móvel.

   O ônibus estará estacionado na Praça Toledo Piza, em frente ao Hospital Municipal de Itaocara, das 8h às 16h. A campanha em Itaocara visa facilitar a doação de sangue e tentar reverter a situação em que o Hemocentro Regional se encontra.

   Para doar sangue, é preciso que o doador esteja em boas condições de saúde; apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar autorização para doação assinada pelo pai, mãe ou responsável legal); e ter peso acima de 50kg.

   Não deve doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; ter tido gripe há menos de 7 dias; ser portador de doenças crônicas (diabetes que usa insulina e com lesão de mais de um órgão; hipertensão arterial severa; asma/bronquite com crises sem controle); mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, hepatites e sífilis; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos; e ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano.

   Embora não seja necessário, é recomendável que o doador deixe o nome completo na recepção do Hospital Municipal de Itaocara para que a unidade tenha noção da quantidade de doadores que participarão da campanha. O doador que não estiver na lista de pré-agendamento poderá doar normalmente no dia.

   No dia da campanha, o doador não precisa estar em jejum, mas deve optar por alimentações leves, como frutas e chá; não ter ingerido alimentos gordurosos, como manteiga ou queijo, nas últimas três horas; fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores; e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

   Após a participação na campanha, os homens poderão voltar a doar sangue depois de dois meses, e as mulheres três meses depois. Em ambos os sexos, os doadores devem evitar doar sangue mais de quatro vezes ao ano.

Comentários