Quadrilhas, fogueiras e devoção durante as celebrações de São João em Itaocara

Um dos santos mais populares da Igreja Católica é padroeiro de Laranjais e da localidade de Morro Alto, em Itaocara
Igreja Matriz de São João Batista, em Laranjais (Foto: Arquivo 2016/ Divulgação)
    Começam nesta sexta-feira (23) as festas juninas em devoção a São João, um dos santos mais populares da Igreja Católica. Em Itaocara, São João Batista é padroeiro da localidade de Morro Alto, na zona rural, além do distrito de Laranjais. Mas a data também será celebrada pela Igreja de São Pedro, em Portela.

    Em Portela, as celebrações de São João fazem parte da tradicional festa de São Pedro, que começa oficialmente nesta sexta-feira, às 18h, com a novena do padroeiro na capela de São Pedro. Logo após a missa, tem a abertura das barracas com comidas típicas na Rua do Abel. Às 19h30 será realizada a missa em honra à São João na gruta. Três quadrilhas se apresentam o final da noite. Na passagem para o Dia de São João, fiéis expressam a devoção ao passar sobre a fogueira. A programação completa da festa de São Pedro pode ser conferida na página da Paróquia de Santa Beatriz.

   Já na localidade de Morro Alto, o Dia de São João será celebrado neste sábado (24) com missa e procissão às 19h. Logo após tem show com Paulinho, fogueira, venda de doces e salgados e a tradicional quadrilha "Vai Quem Quer". 

   No domingo (25) a festa segue no Morro Alto com show de Pedro Garcia durante o almoço. Também haverá venda de doces e tortas. No mesmo horário, às 11h, a Cavalgada de São João partirá da Árvore Centenária, no Jardim da Aldeia rumo à capela de São João Batista. Haverá sorteio de bezerro e brindes.
    O distrito de Laranjais também está em festa. A abertura oficial dos festejos do padroeiro começam às 18h com a abertura da barraca com caldo verde e oração. Às 19h tem procissão do Sagrado Coração de Jesus saindo da barraca da festa em direção à Matriz, onde haverá missa. Ainda nesta sexta a cantora Laura Lima se apresenta às 23h.

   No dia de São João Batista, a festa em Laranjais segue com missa e procissão do padroeiro às 19h. No palco oficial, Diego Lacer se apresenta às 23h.

   No domingo (25) haverá venda de almoço na barraca da festa e música ao vivo de Matheus e Rodolfo. Às 14h tem bingo e às 17h leilão de bezerros. Pela noite a animação fica por conta das apresentações das quadrilhas. O show de César Júnior tem previsão para começar às 20h30 e encerra os festejos em Laranjais.

Comentários