Tapetes colorem a Avenida Presidente Sodré

Este ano onze tapetes se estendem por quase duzentos metros numa das mais importantes vias de Itaocara. À noite haverá procissão e missa.
Fotos: Seylor Ornellas/ Folha Itaocarense
   É tradição em Itaocara e no mundo todo. No feriado de Corpus Christi católicos de todas as idades se reúnem para confeccionar com os mais diferentes materiais os tapetes coloridos. Os desenhos são diversos, mas sempre relacionados com o Cristianismo e, principalmente, com o sacramento da Eucaristia.

   Clubes, escolas públicas ou privadas, movimentos da Igreja Católica, entre outros. Os tapetes feitos por voluntários e por várias instituições de Itaocara se estendem por cerca de duzentos metros e ocupam uma faixa da Avenida Presidente Sodré, no Centro.

   Este ano são onze tapetes. Todos são confeccionados com materiais como serragem, palha, areia, pó xadrez, borra de café, papel e sal. Os desenhos formados são inspirados em temas religiosos e alguns transmitem mensagens.

   A avenida foi interditada às 6h da manhã pela Guarda Civil Municipal, mas os primeiros coloridos no asfalto foram surgindo horas depois. Na parte da tarde o colorido dos tapetes se estendia ao longo da via. Dezenas de voluntários corriam contra o tempo para que tudo ficasse pronto e bem feito antes da missa e procissão, que estão previstas para as 19h.

   A estimativa é de que centenas de fiéis participem das celebrações nesta noite em Itaocara. A festa de Corpus Christi, celebrada pela Igreja Católica, possui como objetivo promover a fé na presença de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho.

Comentários