Múltiplos leva debate sobre raça e gênero para estudantes em Itaocara

Integra Múltiplos reuniu cerca de oitenta estudantes no auditório do Tribunal do Júri, no Fórum
(Foto: Seylor Ornellas/ Folha Itaocarense)
   Embora o Brasil tenha chegado ao século XXI com destaque no cenário exterior como um dos países mais pacíficos, no cenário interior a realidade é outra. Há violência motivada pela desigualdade social, orientação sexual ou raça dos brasileiros. E foi visando debater essa situação que o Cursos Múltiplos promoveu na última terça-feira (11) mais um Integra Múltiplos, um debate com importantes pensadores, onde os alunos têm oportunidade de opinar e confrontar as ideias.

   Este é o segundo Integra Múltiplos fora das salas de aulas. O primeiro reuniu estudantes no plenário da Câmara Municipal de Itaocara em junho. Agora, foi a vez de reunir cerca de oitenta alunos no salão do Tribunal do Júri, no Fórum da cidade.

   Desta vez, participaram do debate a professora e doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela UFF, Shirlena C. de S. Amaral; a advogada, socióloga, licenciada em História, Bianca G. da S. Muylaert Monteiro de Castro; doutoranda e mestra em Cognição e Linguagem pela UENF, Gabriela do R. Silva; o advogando e mestrando em Cognição e Linguagem pela UENF, Daniel André dos S. Farias; a especialista em Psicoterapia Existencial e Gestaltterapia e mestranda em Cognição e Linguagem pela UENF, Nilvia Coutinho Gomes; a psicóloga e mestranda em Políticas Sociais pela UENF, Nágila Coutinho Gomes; o professor licenciado em Ciências Sociais pela Unioeste e pedagogo pela Unirio, Paulo Afonso do Prado; e a psicóloga doutora em Terapias Naturais, mestranda em Atenção Psicossocial e pós-graduada em Orientação Profissional e Coach de Carreira, Cristiane Cosendey.

    Mediados pelo professor Douglas Souza, eles promoveram um debate sobre a questão das cotas raciais, ação afirmativa, identidade de gênero, teoria queer, machismo, entre outras questões raciais e relacionadas à orientação sexual.

   Mais uma vez, os estudantes puderam participar do debate, expondo dúvidas e tecendo comentários sobre o tema. Eles também podiam sinalizar se concordavam ou não com as opiniões dos integrantes da mesa. 

Integra Múltiplos

    O Integra Múltiplos é um projeto ativo do Cursos Múltiplos praticado desde o ano passado devido a necessidade de contextualizar a educação dentro da sala de aula. Recentemente o projeto passou a ser desenvolvido fora das salas de aulas e aberto para outras unidades de ensino.

   "Em 2016 já havíamos colocado três professores em sala explicando sobre o mesmo assunto, atingindo um resultado excelente. Assim, como o Enem é um exame de qualificação nacional e principal porta de entrada para as universidades, ele possui um caráter contextualizado, as aulas também precisam ser dinâmicas e contextualizadas.", explica Aroldo Filho, professor e fundador do Cursos Múltiplos.

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