Tradição em Portela: procissão de São Pedro no Rio Paraíba do Sul

Festa do padroeiro do distrito terminou neste domingo (03) com sorteio de prêmios e show religioso
(Foto: Arquivo Pessoal/ Damaris Cabral)
   O primeiro domingo após o Dia de São Pedro é festejado pelos devotos do mártir da Igreja Católica no distrito de Portela, onde o santo é o padroeiro da localidade. Ontem chegou ao fim as festividades de São Pedro, que haviam começado há 10 dias.

   O domingo começou com alvorada pelas ruas do distrito. Pela tarde, fiéis em pequenas embarcações acompanhavam o barco enfeitado e com o andor da Capela de São Pedro. A procissão pelas águas do Rio Paraíba do Sul terminou com queima de fogos.

   Da água para a terra. À noite a procissão do padroeiro foi pelas ruas do distrito, a conhecida "Procissão Luminosa", onde fiéis carregavam velas e iluminavam as ruas. Houve missa celebrada pelo pároco de Santa Beatriz, Pe. Diego, e logo após show com a Banda Spiritus Dei e sorteio de prêmios. A listagem com ganhadores foi divulgada nesta segunda-feira e pode ser consultada na página da paróquia de Santa Beatriz.

São Pedro

    São Pedro foi o primeiro papa da Igreja Católica, há quase 2 mil anos, e foi o que ficou mais tempo à frente da instituição, 37 anos. Por isso, o dia em que se celebra São Pedro também é considerado o Dia do Papa.

   Embora seja celebrado no dia 29 de junho, provável dia de sua morte, historiadores também encontraram vestígios de que o santo teria sido martirizado em outubro. O primeiro papa da Igreja Católica, padroeiro dos pescadores, foi morto crucificado. No ato, Pedro pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, por crer que não era digno de morrer como Cristo.

Comentários