Com criminosos à solta, animais continuam sendo mortos em Itaocara

Cães e gatos estão sendo mortos em várias localidades do município, mas com mais frequência em Jaguarembé e Caeté
À esquerda, gatos aparecem mortos; e à direita, morador tenta acudir cão que agoniza. Os casos aconteceram em Jaguarembé (Fotos enviadas por leitores)
   A onda de assassinatos de cães e gatos em Itaocara continua fazendo novas vítimas. Neste fim de semana houve vários relatos de animais mortos no distrito de Jaguarembé, sendo cinco cães apenas na mesma rua. 

    Além dos cachorros, os gatos também são vítimas da barbaridade, conforme mostra a foto acima enviada por um morador do distrito, indignado com a situação.

   Recentemente o jornal Folha Itaocarense mostrou a situação de Caeté, onde cuidar de animais domésticos passou a ser um hobby desaconselhável diante da quantidade de cães e gatos mortos nos últimos meses.

   Em todos os casos, a suspeita é de envenenamento por chumbinho, um raticida proibido no Brasil, mas que mesmo assim pode ser comprado sem muita dificuldade em algumas lojas especializadas na região. A venda do produto pode ser interpretada como crime contra a saúde pública, de acordo com Artigo 273 do Código Penal Brasileiro, com pena de até quinze anos de reclusão. Quem compra, também pode ser penalizado. 

   Além disso, a Lei 9605/98, de Crimes Ambientais, tipifica como crime a prática de maus-tratos a animais, sejam eles quais forem. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa, e pode ser aumentada em 1/6 se houver morte do animal. A Lei 3688/41, de Contravenções Penais, também tipifica a crueldade a animais como crime, podendo o réu ser condenado a prisão simples de um mês e multa.

Criminosos impunes

    O dono que teve o animal vítima de envenenamento, seja por chumbinho ou qualquer outro produto, ou maltratado deve buscar por testemunhas ou provas que identifiquem o suspeito. O dono também deve ter em mãos um laudo técnico de especialistas que comprove que o animal foi envenenado. Feito isso, o passo seguinte é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

   Porém, quase sempre o autor do envenenamento age sem deixar pistas da sua autoria. Além disso, a maioria das cidades não dispõem de um centro de zoonoses que realize a perícia do animal morto a fim de gerar o laudo técnico. Tais fatores impedem que o autor das crueldades seja responsabilizado legalmente.

O que fazer para salvar o animal

    O leite com barro nem sempre é aliado, até porque não existe comprovação científica dos resultados. A internet está cheia de receitas caseiras "milagrosas", que ao invés de ajudar, podem prejudicar ainda mais a situação do animal.

   Provocar vômito do animal em caso de envenenamento por chumbinho é uma saída, mesmo que arriscada. O problema é ter a certeza de que o animal realmente ingeriu chumbinho e não outro produto. Na dúvida, dê carvão ativado diluído em água e leve o quanto antes o animal ao veterinário.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Assassinar animais não é apenas ato covarde, mas de psicopatia! Alvo predileto dos psicopatas: criaturas frágeis, indefesas, e os animais se enquadram, assim como as crianças, mulheres e idosos. Segundo FBI, 80% dos assassinos começam matando animais.
      Em cidades pequenas torna-se mais fácil identificar e prender estes monstros; com os recursos agora mais acessíveis de câmeras, tanto nas ruas quanto em residências!
      Só uma observação: Para fins de comprovação junto a justiça, qualquer médico veterinário pode fornecer um laudo comprovando envenenamento.
      Caso as pessoas consigam provas diante estes assassinos covardes, denunciem, a omissão gera impunidade.

      Excluir

Postar um comentário