Prefeitura poda árvore que pode ser centenária na Praça Rui Barbosa

Corte a mais de galho indignou moradores. Secretaria de Obras disse que podas são necessárias.
À esquerda, oitizeiro aparece frondoso em foto antiga (Foto: Arquivo Pessoal/ Site Itaocara); À direita, oitizeiro hoje, com seta indicando galho cortado (Foto: Seylor Ornellas/ Folha Itaocarense)
   A poda de uma árvore, que pode ser centenária, tem causado indignação em Itaocara na manhã desta segunda-feira (26). O oitizeiro já aparecia frondoso em fotos que datam, provavelmente, antes da década de 1960.

   O oitizeiro histórico fica na Praça Rui Barbosa, ao lado da Câmara Municipal. Devido à obra da Câmara e dos galhos que tocam o telhado do prédio, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Itaocara disse que a poda era necessária. 

   "A gente vai educá-la [a árvore], porque os galhos estão grandes. A árvore tomou uma dimensão muito grande, e daqui a pouco iria cair. Os galhos estão quebrando e ela enfraquece né? Não vamos cortá-la toda, não. Vamos deixá-la viva.", esclareceu o secretário, Paulinho Mozart.

   No entanto, o corte de um grande galho do lado oposto à Câmara abriu espaço para que moradores interpretassem de outra forma: uma poda drástica ou até mesmo a remoção de uma árvore que pode ser centenária.

    "Acordei com o barulho dessa motosserra, e eu fico triste não por... é pelo meio ambiente, não pela minha casa, porque essa árvore prejudica minha casa. Dá goteira e enche com folhas, mas tenho pena da natureza. Tudo por causa de um puxadinho, conforme eles falam, um anexo da Câmara. Eles fazerem isso, de tirar uma árvore centenária... É a minha vida. É a minha história aqui. Fico triste de ver uma árvore, que talvez tenha sido meu pai ou algum conhecido que a plantou para o futuro, e meus netos não vão ver isso, porque eu tenho certeza que eles vão cortá-la. Eles alegam que não, mas como vão fazer uma obra debaixo de uma árvore?", disse a aposentada Thereza Duarte, que mora ao lado da praça. Thereza chegou a chorar ao ver a cena.

Comentários

  1. Engraçado, Itaocara tem um lixão a céu aberto e vocês fazendo esse drama por causa de uma poda necessária, por isso que a nossa cidade não evolui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário