Justiça dá prazo de 72h para a Câmara de Itaocara convocar suplente

Filha do ex-prefeito José Romar Lessa, Leane Lessa, deve assumir a vaga de Aveline Freitas, suspensa cautelarmente do Legislativo
(Foto: Arquivo/ Folha Itaocarense)
   A suplente do PDT, Leane Eccard Lessa, deve assumir nas próximas horas a vaga deixava provisoriamente pela vereadora Aveline Machado de Freitas no Poder Legislativo de Itaocara. Aveline foi afastada cautelarmente da função de vereadora e presidente da Câmara Municipal no dia 22 de novembro diante da denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) de crime de peculato.

   A decisão do Juiz da Comarca de Itaocara, Drº Rodrigo Rocha de Jesus, desta segunda-feira (17), determina ao presidente interino da Câmara Municipal de Itaocara, Edson Cardoso dos Santos, o Edson da Sinuca, a adoção das posturas necessárias para que Leane assuma o cargo de vereadora, enquanto perdurar o afastamento da titular. A posse deve ocorrer em até 72 horas da intimação da decisão, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Filha de ex-prefeito

   Professora e filha do ex-prefeito de Itaocara, José Romar da Silva Lessa, que governou o município nos anos de 1983 a 1988 e 1993 a 1996, Leane se candidatou ao cargo de vereadora na eleição de 2016. A pedetista conseguiu 264 votos, tornando-se suplente do partido.

Afastamento da presidente da Câmara

    Em novembro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), obteve decisão judicial pela suspensão imediata cautelar de Aveline do exercício do cargo de vereadora. Aveline, que exerce atualmente a presidência da Câmara dos Vereadores, foi notificada na quarta-feira (22/11), junto com seu irmão, Michel Ângelo Machado de Freitas, ex-vereador e ex-presidente da Câmara. Ambos foram denunciados pelo crime de peculato.

Comentários