Sem ambulância, bombeiros socorrem vítima de acidente na carroceria de caminhonete

Vítima de colisão entre carro e moto ficou esperando por cerca de 30 minutos por uma ambulância, que só apareceu após o resgate
(Fotos: Joanderson Gonzaga Taxista/ Folha Itaocarense)
   A falta de ambulância no quartel do Corpo de Bombeiros de Itaocara continua atrapalhando os socorros. Na tarde desta quinta-feira (13), uma vítima de acidente de trânsito na RJ-116, em Aperibé, chegou a esperar cerca de 30 minutos por uma ambulância dos hospitais, até que o motorista de uma Fiat Strada se ofereceu para transportar o motociclista ferido até o hospital mais próximo.

   O acidente ocorreu por volta das 12h20 na altura do quilômetro 206 da rodovia. A vítima, um homem identificado pelas iniciais "E.R.S.B.", de 51 anos, conduzia uma Honda Bros e teria se envolvido na colisão com uma Volkswagen Parati. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia. 

   O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate e tentou apoio dos hospitais de Itaocara e Aperibé para transportar o ferido. A dificuldade em comunicar os hospitais e mais a espera por uma ambulância fizeram com que o ferido e os bombeiros aguardassem por cerca de 30 minutos, até que o motorista de uma caminhonete se voluntariou para ajudar a levar o ferido ao Hospital Augustinho Gesuald Blanc. A maca foi colocada na carroceira do veículo.

   Desde a segunda semana de novembro o quartel de Itaocara está sem a viatura do tipo ATE, que operava como ambulância. A viatura deu defeito e não há previsão para conserto.

   Em resposta ao problema, noticiado pelo jornal no mês passado, a Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros informou que o atendimento pré-hospitalar não é uma obrigação da corporação e sim dos municípios. Também informou que a população de Itaocara não contribui com a taxa de incêndio, usada no reequipamento operacional, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Comentários