Petição online recolhe assinaturas pelo retorno da ambulância no quartel de Itaocara

Viatura que servia como ambulância deu defeito em novembro do ano passado e foi retirada do quartel
Quartel está sem ambulância desde novembro do ano passado (Foto: Arquivo/ Folha Itaocarense)
    Responsável pelo atendimento em cinco municípios, o quartel do Corpo de Bombeiros em Itaocara está sem ambulância há quatro meses. O problema começou em novembro do ano passado e, mesmo diante dos pedidos de moradores, o Corpo de Bombeiros não tem cedido e mantém o quartel sem ambulância, alegando não ser responsabilidade da corporação a prestação de atendimento pré-hospitalar. Para pressionar o atual governo do estado, uma petição online foi criada. Somente no fim de semana, mais de 180 internautas assinaram a petição.

   As petições onlines não têm valor jurídico, mas reforçam as pressões populares. No caso dessa, que pede o retorno de uma ambulância no quartel de Itaocara, enfatiza o apelo popular, ao mesmo tempo que o formaliza.

   "[...] exigimos que o governo do estado respeite a população destes municípios e retorne o quanto antes a viatura retirada do quartel. Vale lembrar que existem vidas em perigo por conta desta atitude irresponsável dos órgãos competentes e que municípios onde os quartéis atendem uma área bem menor contam com a viatura solicitada, exemplos de Cambuci, Pádua, São Fidélis e Cantagalo.", diz trecho da descrição da petição, criada por Maycon Omecias, morador da cidade que já fez outras solicitações pelo retorno da ambulância.

   Para ver todos os detalhes da petição e assiná-la, acesse o link: secure.avaaz.org.

   O quartel de Itaocara é responsável pelo atendimento em cinco municípios: Aperibé (todo o município), Cambuci (distrito de Funil), Itaocara (quase todo o município, exceto Portela), São Fidélis (parte de Cambiasca) e São Sebastião do Alto (quase todo o município, exceto a Sede). Cerca de 40 mil pessoas residem na circunscrição do quartel.
Quartel de Itaocara chegou a contar com três viaturas em 2015 (Foto: Arquivo/ Folha Itaocarense)
    Em 2015, o quartel de Itaocara contava com três viaturas: ABS (caminhão tanque para apagar incêndios), AR (caminhonete que dava suporte a ocorrências complexas) e ATE (viatura similar a uma ambulância). Até novembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros mantinha pelo menos a ABS e a ATE no quartel de Itaocara. No entanto, a viatura do tipo ATE foi retirada do quartel em novembro passado após um defeito, e jamais retornou.

   Desde então, o atendimento pré-hospitalar tem sido prejudicado. Em caso de ocorrências com vítimas, os solicitantes ou os bombeiros precisam acionar os hospitais. O tempo gasto com as novas solicitações geram pequenos atrasos. Outro problema é que nem sempre há ambulâncias disponíveis nos hospitais devido à demanda, e as vítimas chegam a esperar por 20 minutos ou mais para serem levadas até uma unidade de saúde.

   O Corpo de Bombeiros alega que não é de responsabilidade da corporação o atendimento pré-hospitalar, e sim dos municípios, conforme a legislação vigente. "No caso específico, o Corpo de Bombeiros acaba dando um suporte ao serviço, mas não se trata de uma obrigação legal", diz parte da nota enviada à Folha Itaocarense, em novembro do ano passado.

   No entanto, em janeiro deste ano, o CBMERJ adquiriu 30 novas ambulâncias para atendimento pré-hospitalares e ocorrências neonatais. Na ocasião, a Assessoria de Imprensa do CBMERJ informou que não havia previsão de ambulâncias para o quartel de Itaocara e voltou a dizer, por meio de nota, que não é obrigação da corporação os atendimentos pré-hospitalares.

   Os atendimentos pré-hospitalares continuam sendo prestados normalmente pelo Corpo de Bombeiros em outros quartéis da região, como em Cambuci, Santo Antônio de Pádua  e São Fidélis.

Veja também: 

Comentários