Em Itaocara, procissões devem reunir mais de mil fiéis até o Sábado Santo

Procissão do Senhor Morto, na Sexta-Feira da Paixão, é a que tradicionalmente reúne maior quantidade de fiéis

   Nesta quarta-feira (17), Quarta-Feira Santa, a Igreja Católica Romana relembra o encontro Maria (Nossa Senhora das Dores) com Jesus Cristo (Nosso Senhor dos Passos), carregando a Cruz a caminho do Calvário. Em Itaocara, a Procissão do Encontro deve reunir centenas de fiéis.

   Nos últimos anos, o andor com a imagem de Nosso Senhor dos Passos saía da Capela de São José, mas este ano a imagem sairá da Capela de Santo Antônio, no Centro, às 19h. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Capela Mãe Rainha, também às 19h. As procissões se encontrarão na Igreja Matriz de São José de Leonissa, onde haverá missa às 20h.

Quinta-Feira Santa

   A Igreja Católica Romana celebra nesta data a instituição dos grandes sacramentos da ordem e da Eucaristia. Na Igreja Matriz, em Itaocara, haverá missa solene de instituição da eucaristia, cerimônia lava-pés, comunhão e procissão até o altar da reposição, às 19h.

Sexta-Feira da Paixão
Cerca de mil fiéis acompanharam a Procissão do Senhor Morto em 2017 em Itaocara (Foto: Arquivo/ Folha Itaocarense)
   A Sexta-Feira Santa é a data em que os cristãos relembram o dia da crucificação de Jesus. Para os católicos, é dia de jejum e abstinência. 

   Na cidade, a celebração litúrgica da Igreja Católica é marcada pela Procissão do Senhor Morto. Nos últimos anos, o número de fiéis que participam da procissão em Itaocara variou entre 500 e 1.000. Este ano, a procissão sairá da Matriz às 19h pelas ruas do Centro.

   Antes da celebração litúrgica, haverá Via-Sacra na Beira Rio às 10h, e Liturgia da Palavra e Oração Universal na Matriz às 15h.

Sábado da Paixão
Fiéis participam da Procissão da Ressurreição no Centro de Itaocara (Foto: Arquivo/ 2018/ Folha Itaocarense)
   Também conhecido como o Sábado de Aleluia e o último dia da Semana Santa, os cristãos celebram o dia do descanso, quando o corpo de Jesus permaneceu no sepulcro. É o dia de oração e recolhimento para os católicos. Tradicionalmente, os cristãos católicos fazem uma vigília em memória da ressurreição de Cristo.

   Em Itaocara, a Missa da Ressurreição será realizada a partir das 21h. A procissão percorrerá a Praça da Matriz às 23h. Antes das celebrações, a imagem do Senhor Morto fica para visitação dos fiéis na Matriz desde a manhã.

Domingo de Páscoa

   No Domingo da Ressurreição (21), haverá missas às 9h e às 19h30 na Igreja Matriz. O domingo é o primeiro dia da Festa da Páscoa e se estende por cinquenta dias entre o domingo de Páscoa e o domingo de Pentecostes, quando os fiéis celebram o envio do Espírito Santo aos apóstolos.

Comentários