SEST SENAT realiza blitz educativa no trânsito de Itaocara

Atividade coincidiu com o mês em que acontece a campanha "Maio Amarelo"
(Fotos: Seylor Ornellas/ Folha Itaocarense)
   Apenas a China, Índia e Nigéria registram mais mortes no trânsito do que o Brasil. Apenas em 2017, mais de 32,6 mil pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em nosso país, segundo dados do Ministério da Saúde. Para tentar reduzir esses números, o programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes, tem realizado campanhas nas rodovias do país. Nesta segunda-feira (07), os profissionais visitaram Itaocara.

   A blitz educativa contou com o apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Defesa Civil de Itaocara e do presidente do motoclube Águias de Cristo na cidade. Pela manhã, os agentes abordaram motoristas, motociclistas e caminhoneiros próximo ao terminal rodoviário de Itaocara. À tarde, a campanha foi realizada na estrada Itaocara-Laranjais, próximo ao Posto Alteza, no bairro Vista do Paraíba.

   Os motociclistas eram orientados, principalmente, sobre os riscos da falta de capacete ou de seu uso inadequado. É comum na cidade os motociclistas transitarem com o capacete levantado na testa ou destravado. O uso inadequado não protege o condutor em caso de acidentes.

   Os motoristas, principalmente de carro, eram orientados sobre o uso do cinco de segurança, além de dirigir bem alimentado e descansado. Também foram alertados sobre os riscos de dirigir sob a influência do álcool e de drogas, de ultrapassagens, alta velocidade e de mexer no celular. A alta velocidade é apontada como a principal causa de acidentes no Brasil. A combinação de celular e direção já é considerada a segunda causa.

Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes

   A Confederação Nacional do Transporte (CNT), juntamente com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), desenvolveram o programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes, para trazer mais qualidade de vida aos trabalhadores do transporte no país.

   A ação que ocorreu em Itaocara, por meio da unidade do SEST SENAT de Nova Friburgo, já foi realizada em outras cidades do interior fluminense. Nos próximos dias, os agentes continuarão percorrendo outros municípios com o mesmo propósito: conscientizar para prevenir acidentes no trânsito.

SEST SENAT

   O SEST SENAT tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e dos seus dependentes, com responsabilidade socioambiental. Mais de 110 milhões de atendimentos já foram realizados por meio de cursos, palestras, assistências na área de saúde, atividades de esporte, cultura e lazer, entre outras.

   As unidades do SEST SENAT oferecem os serviços gratuitamente aos trabalhadores do transporte e aos seus dependentes. Para ter acesso à gratuidade, é preciso que o trabalhador autônomo ou a empresa onde os profissionais trabalham contribua para o SEST SENAT.

Comentários