Temperaturas são as mais baixas dos últimos anos

Temperaturas abaixo dos 10°C são extremamente raras na região
   Por volta das 6h deste domingo (07), a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Cambuci registrava 8°C. Um recorde de frio não só de 2019, mas também de toda a década. Às 7h, a temperatura caiu ainda mais, para 7,5°C. A estação fica situada no campus do IFF, entre a Sede de Cambuci e o distrito de Três Irmãos.

   Até então, as menores temperaturas da década, registradas em Cambuci, haviam sido observadas nos dias 06 de junho de 2011 (8,9°C), 12 de julho de 2011 (9,2°C) e 15 de junho de 2016 (9,5°C). Temperaturas abaixo dos 10°C são raras no Noroeste.

   O motivo de tanto frio em um ano que está sendo marcado por temperaturas acima da média é uma forte massa de ar polar que conseguiu avançar por grande parte do Brasil. Os órgãos de meteorologia já sinalizaram que esta pode ser a mais intensa onda de frio do ano. Ou seja, é provável que as próximas ondas de frio não sejam tão intensas como a que atinge o país.

Registros extraoficiais

7°C - São Sebastião do Alto
9°C - Laranjais
13,9°C - Itaocara (Centro)

Temperaturas não sobem tanto

   Embora não haja previsão de novos recordes de frio no ano, as temperaturas vão permanecer baixas nos próximos dias. De acordo com o INMET, as mínimas previstas para Itaocara ficarão na casa dos 13°C até quinta-feira (11). As máximas sobem gradativamente, de 23°C neste domingo a 26°C na quinta-feira.

Comentários