Sagui ameaçado de extinção visita quintais em Miracema

Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente do município orienta que moradores não devem interferir no animal, mesmo em área urbana
(Fotos: Divulgação/ Defesa Civil de Miracema)
   O aparecimento de saguis, provavelmente da espécie callithrix aurita, considerada ameaçada de extinção, na zona urbana de Miracema é considerado motivo de preocupação pelas autoridades locais, que temem o bem-estar do animal. 

   Em nota, a Secretaria de Defesa Civil de Miracema informou que vem recebendo várias ligações de moradores solicitando a captura do primata em seus quintais ou em árvores na rua. O caso foi comunicado à bióloga Renata Maria C. M. Porto, da Secretaria de Meio Ambiente. 

   A orientação da profissional é para que os moradores não realize qualquer interferência (captura, alimentação e translocação) nos saguis saudáveis e livres. Ocorre que alguns indivíduos podem se afastar momentaneamente do grupo para se alimentar, mas voltam a se agrupar depois de um tempo.

   Se o sagui estiver prostrado, possivelmente doente, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 22 3852-2196. Para denúncia de maus-tratos (agressões, matança, etc.), a comunicação deve ser feita à Secretaria de meio Ambiente, pelo telefone 22 3852-1100.

Comentários