Rios baixam na região e previsão é de chuva isolada

Chuvas deixaram cerca de 4.000 pessoas desalojadas em cinco municípios
(Foto: Divulgação/ Defesa Civil de Cambuci)
   O nível do rios Paraíba do Sul e Pomba estão baixando lentamente neste sábado (15) na região e não há previsão de chuva volumosa para os próximos dias. Pádua e os distritos de Paraoquena e Baltazar, Aperibé e o distrito de Funil, em Cambuci, continuam inundados.

   Em Pádua, o Pomba baixou mais de 30 centímetros até as 18h, mas ainda está cerca de 90 centímetros acima da cota de transbordo. A cidade está há três dias parcialmente submersa e decretou estado de emergência, com 3,5 mil pessoas desalojadas.   

   Também segue crítica a situação em Aperibé e no distrito de Funil, no município vizinho de Cambuci, onde a localidade de Frecheiras é a mais afetada. O acesso é só por barco e dezenas de famílias estão fora de casa. Nos dois municípios, 367 pessoas ficaram desalojadas.

  Em Itaocara, 20 pessoas ficaram desalojadas por conta das chuvas, sendo 15 em Portela, devido à cheia do Paraíba do Sul. O nível do rio na Sede recuou de 4,84 na noite de quinta-feira (13) para 4,28 na tarde deste sábado (15). A cota de transbordo é de 5,0 metros. No 3º distrito, o rio começa a alagar as ruas mais baixas com 4,8 metros, sendo que permanecia e 4,92 metros às 16h.

   Os córregos e ribeirões que transbordaram ou ameaçaram transbordar na região também voltaram à normalidade. No entanto, a Secretaria de Estado de Defesa Civil mantém a região em alerta devido ao alto risco de deslizamento.

Menos chuva

   O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê menos chuva para os próximos dias. O acumulado em uma semana previsto para Itaocara é de apenas 12 milímetros, considerado baixo para fevereiro. No entanto, pancadas isoladas  e fortes ainda poderão ocorrer. A chance de chuva é maior no carnaval, mas não tão volumosa como a registrada nesta semana.