Itaocara e Aperibé têm chuva fraca, mas alerta vermelho é mantido até domingo (24/03)

Em Pirapetinga, no limite com Pádua, choveu cerca de 90 mm. Em Bom Jesus do Itabapoana, foram quase 300 mm.

(Foto: Reprodução/INMET)

    A chuva chegou branda a Itaocara, Aperibé e outras cidades vizinhas, como São Sebastião do Alto. Em Itaocara, o acumulado foi de 14 milímetros. Já em Aperibé, choveu cerca de 10 milímetros. Apesar do baixo acumulado, um novo alerta vermelho foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), valendo a partir deste sábado (23) até a noite de domingo (24).

    O novo alerta, o maior nível em uma escala até três, abrange o Norte, o Noroeste, parte da Serra e ainda o Sul Capixaba e parte da Zona da Mata Mineira (região das bacias do Pomba, Muriaé, Itabapoana.

   O INMET alerta para grande perigo de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. "Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco."

Caos na outra parte do Noroeste

   Em Bom Jesus foram 266 mm no lado fluminense  e 304 mm no lado capixaba. O Rio Itabapoana, que transborda com 2 metros, está com quase 7 metros. A água arrastou carros, chegou ao telhado das casas e alcançou o segundo pavimento dos imóveis. Cerca de 20 mil pessoas foram afetadas, a metade no lado fluminense.

   Em Itaperuna, córregos transbordaram. Foram cerca de 95 milímetros no centro da maior cidade da região. No distrito de Raposo, uma enchente relâmpago arrastou carros. O Rio Muriaé pode vir a transbordar, porque choveu entre 70 a 140 milímetros em toda a bacia hidrográfica.

Comentários