Alerta: em um só dia, dois moradores são picados por escorpiões em Itaocara

Casos aconteceram na Cidade Seca e no Morro Alto 

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

   Em um só dia, dois moradores foram picados por escorpiões no município de Itaocara. Ambos precisaram ser hospitalizados para observação no Hospital Municipal de Itaocara. Os casos aconteceram nesta segunda-feira (15) na Cidade Seca, que fica na área urbana, e no Morro Alto, na zona rural.

    Segundo informações apuradas pela redação, os pacientes são dois homens de aproximadamente 40 anos. Os casos não eram graves, mas ambos foram medicados e ficaram internados em observação.

    Mesmo após o fim do verão, casos de picadas de escorpiões continuam numerosos em toda a região. Um dos motivos é que as ondas de calor no verão e as temperaturas que seguem altas em abril possam estar contribuindo para a infestação.

    A redação conversou com o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Itaocara, que aconselha a população a não utilizar venenos, como inseticidas. O escorpião é resistente e quando estressado tende a se reproduz mais rapidamente. E pasmem, as fêmeas dessa espécie conseguem se reproduzir sozinhas, sem precisar de machos, por meio de um processo conhecido como partenogênese. Além disso, os escorpiões ficam mais agressivos e agitados quando são atingidos por inseticidas e capazes de injetar ainda mais veneno em uma pessoa que fosse picada.

    As recomendações da Vigilância Ambiental são: não deixar roupas de cama em contato com o chão; colocar telas nas aberturas de ralos, pias e tanques; fechar portas e janelas ao entardecer; vedar as soleiras e frestas em janelas; fechar bem o lixo; e rebocar muros e paredes, para vedar vãos os frestas.

   Em casos de picadas, o paciente deve procurar um hospital urgentemente para o atendimento adequado o quanto antes. Segundo o Ministério da Saúde, foram 98 mortes relacionadas a picadas do escorpião no Brasil em 2022.

    Outras dicas na arte abaixo:

Comentários