Morte de criança de 1 ano choca Itaocara; caso é apurado

Helicóptero chegou a ser mobilizado, mas transferência não foi possível por conta do agravamento do quadro

(Imagens: Reprodução/MIP e Divulgação)
   A morte de uma criança de apenas um ano e nove meses causou forte comoção em Itaocara nesta quarta-feira (18/09). A criança havia dado entrada no dia anterior e estava internada no Hospital Municipal de Itaocara. A causa da morte é investigada.

   Antes do óbito, as autoridades de saúde tentaram realizar a transferência da criança para um hospital de referência com UTI pediátrica. Um helicóptero do estado chegou a ser mobilizado e pousou no estádio da cidade, mas a médica do SAMU avaliou que o quadro grave da criança impossibilitaria a transferência aérea. A criança foi novamente levada ao Hospital Municipal de Itaocara e não resistiu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para apurar a causa da morte.

   Uma grande quantidade de pessoas acompanhava a situação no Hospital Municipal de Itaocara. Houve forte comoção. A porta de vidro da entrada da unidade chegou a ser quebrada. A Guarda Municipal informou que não é possível afirmar se houve depredação ou se foi acidental durante a saída de um grande número de pessoas no momento de comoção com a notícia. 

    Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a direção do Hospital Municipal de Itaocara HMI) informaram que o quadro da criança se deteriorou rapidamente, que acionaram o sistema de regulação e solicitaram a transferência em caráter emergencial, e que durante os preparativos para a transferência a criança sofreu uma piora abrupta, que levou a médica do SAMU a não autorizar a transferência por conta dos riscos. A nota ainda informa que a criança retornou para o hospital e recebeu atendimento, medicamento e suporte necessários, e que apesar das medidas tomadas e do incansável empenho de todos os envolvidos, a criança não resistiu.

    A nota finaliza reforçando que as equipes de saúde agiram com dedicação e celeridade, que a situação se desenrolou em um curto espaço de tempo e que todas as opções foram exaustivamente exploradas na busca pela sobrevivência da criança. A SMS de Itaocara e a direção do HMI lamentaram a fatalidade e que estão solidários com familiares e amigos neste momento de dor.

Comentários