Observador de tempestades explica fenômeno que levou caos a Itaocara

 Muitos pontos da cidade seguem sem energia elétrica, mesmo 20h após a tempestade

Imagem de radar mostra como tempestade avançou pela região (Foto: Redemet/Reprodução)
    O observador de tempestades (UFSM) e graduando em geografia (IFF) Iago Siqueira analisou as imagens dos danos causados pela tempestade em Itaocara na tarde de ontem e também as imagens de radares meteorológicos para explicar o que pode ter acontecido na cidade.

    A tempestade trouxe 40 milímetros de chuva em 15 minutos. O volume até poderia ser comum para um dia nesta época do ano, mas não em um intervalo tão curto. Além disso, ventos intentos causaram danos por toda a cidade. Alguns pontos estão sem luz há 20 horas.

     Segundo o observador, há indícios de que tenha ocorrido uma microexplosão atmosférica, fenômeno que pode provocar ventos com mais de 90 km/h e muitos estragos. 

    "O que vi que aconteceu é que a tempestade se intensificou sobre Itaocara, formando uma Linha de Instabilidade, que provocou fortes rajadas de vento na sua chegada, com indicativo de microexplosão nessa área de precipitação mais intensa (vermelho sobre Itaocara), fazendo com que tenha durado um pouco mais de tempo com ventos mais fortes.", explica Iago.

    O observador analisa que já havia também uma linha de instabilidade que integrava um Sistema Convectivo de Mesoescala descendo MG em direção ao Noroeste, mas que foi se desorganizando e formando multicélulas (aglomerado de cumulonimbus). Em apenas 20 minutos, o sistema voltou a se organizar como linha de instabilidade sobre Itaocara e outra vez se desorganizou como uma multicélula intensa sobre a cidade. Tudo isso associado a um cavado, outro fenômeno que provoca pertubações na atmosfera. Então ele concluiu que houve fortes ventos na chegada da tempestade na condição de linha de instabilidade e depois a ocorrência de microexplosão quando a tempestade virou multicélula.

Por Folha Itaocarense - publicado às 14h30 - 04/12/2024

Comentários