Shelf Cloud, um raro e perigoso fenômeno que intrigou a região

Fenômeno antecede uma supercélula de tempestade. No Rio de Janeiro Shelf Clouds são raras.
Nuvem assustou moradores no domingo (04) (Foto: Leitor/ WhatsApp)
   Conhecido como "nuvem prateleira", a shelf cloud é um fenômeno raro na região e sua formação indica que algo perigoso está por vir. No domingo (04), uma shelf cloud se formou durante o final da tarde e intrigou moradores de Itaocara.

   A tempestade, cuja aparência lembrava aos moradores um tornado colossal em formação, virou o principal assunto do dia na cidade. A nuvem, ao mesmo tempo que era admirada, também assustava.

   O perigo do fenômeno não está nele em si, mas sim no que vem depois. Shelf Cloud é o nome dado à formação de uma nuvem baixa, extremamente densa e horizontal localizada logo abaixo de um grande cúmulo-nimbo, no caso, uma supercélula. O grande cúmulo-nimbo é o causador de eventos severos, como chuvas intensas, raios, granizo, ventos fortes e até tornados - por sorte, único evento que não acompanhou a tempestade deste fim de semana. O formato "prateleira" da shelf cloud é provocado pela frente de rajada causada pelo temporal logo a seguir, ou seja, quando a chuva intensa cai sobre o solo, o ar frio desce e o ar quente sobe, formando a "nuvem prateleira".

   Além disso, o formado parecido com um imenso tornado da supercélula logo acima é realmente o que muitos imaginavam. A tempestade é um mesociclone, ou seja, a nuvem gira em torno dela mesma.

   A supercélula de domingo atingiu parte de Itaocara e São Sebastião do Alto causando danos. Em Laranjais, choveu 33mm em cinco minutos. Houve queda de árvores e enxurrada. Moradores de Ipituna também foram surpreendidos pela enxurrada. No distrito de Jaguarembé leitores relataram queda de granizo, mas sem registro de danos.
   
   A grande tempestade causou ainda destruições na Mata Mineira. Além Paraíba e Volta Grande foram as cidades mais afetadas. Pelo menos cem casas foram destelhadas em Além Paraíba.

   A evolução da tempestade foi registrada pelo radar Pico do Couto, da Aeronáutica. Na animação a seguir é possível acompanhar o avanço da tempestade de Além Paraíba até Itaocara. A supercélula começa a enfraquecer quando chega a Itaocara.
A coloração vermelha indica chuva forte; a rosa chuva muito forte (Imagem: Redemet)

Comentários