Leane toma posse como vereadora suplente na Câmara de Itaocara

Filha do ex-prefeito José Romar Lessa, Leane Lessa, assumiu a vaga de Aveline Freitas, suspensa cautelarmente do Legislativo
Professora Leane assumiu a vaga de Aveline, afastada cautelarmente do cargo
    Fazendo cumprir o princípio da representatividade popular, a vereadora suplente Leane Eccard Lessa (PDT) tomou posse na manhã desta quinta-feira (20), ocupando a vaga deixada pela vereadora e presidente da Câmara Municipal Aveline de Freitas Machado, afastada cautelarmente por decisão judicial. A sessão solene reuniu familiares, amigos, eleitores da vereadora suplente e autoridades políticas do município na recepção da antiga Prefeitura de Itaocara.

   O local, embora quente e apertado para o público, acabou indo de encontro com a história da família da Lessa. No mesmo imóvel onde abriga hoje várias repartições públicas do município e do estado, José Romar da Silva Lessa governava Itaocara nos anos de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996.

    Abrindo a sessão solene, o presidente interino da Câmara Municipal, convocou Leane para cumprir o juramento para a posse. Em um tom parecendo não muito amistoso, Edson da Sinuca lembrou que a sessão solene cumpria a decisão do juiz da Comarca de Itaocara, que deu prazo para o Legislativo convocar Leane, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

   Em seu discurso, Leane cumprimentou o público, agradeceu a Deus, à sua família e aos eleitores que nela confiaram no pleito de 2016. "Apesar de estar assumindo o cargo hoje, dia 20 de dezembro de 2018, espero corresponder à expectativa que a mim foi confiada, na certeza que seria presente na vida de todos os amigos itaocarenses", disse Leane.

    A vereadora suplente citou ainda seu pai. "Não poderia deixar de falar do meu pai, José Romar, que foi vereador e depois prefeito de Itaocara por dois mandatos. Aquele período foi um período fértil de grandes lideranças políticas aqui. Eu fui impulsionada sim, pelos projetos e anseios políticos do meu pai, José Romar, que não foram enterrados com ele. Pelo contrário, latejam em minh'alma, incomodando o meu coração. É uma voz que ecoa dentro de mim, com um grito pedindo "Itaocara precisa mudar!"", concluiu Leane.

   Além de Leane, discursou também o vice-prefeito de Itaocara, Roberinho Sampaio. Roberinho justificou a ausência do prefeito Manoel Faria, parabenizou a vereadora suplente e a lembrou que pode contar com o Poder Executivo. "Quando a Câmara e a Prefeitura estão unidas, sem brigas, o povo é quem ganha", disse o vice-prefeito.

   Estiveram presentes, além do presidente interino, da vereadora suplente e do vice-prefeito, os vereadores Ângelo Patrinieri, Beto do Papagaio, Fabinho Câmara, Jaderson Aleixo, Manoel Pressão, Rafael Ferreira, Robson Vogas e Rondinely Correa, os ex-vereadores Poloca e Robertinho Cruz, a ex-primeira-dama de Itaocara, Delfina Eccard, e demais familiares de Leane.
Professora do PDT conseguiu 264 votos em 2016, tornando-se suplente do partido
Ao lado dos filhos, Leane assume o cargo de vereadora de Itaocara
Leane, ao lado dos filhos, mãe, irmã e sobrinhos

Comentários