Tempo seco favorece aumento de casos de sinusite e pneumonia
Fumaça de queimada na zona rural de Itaocara piora qualidade do ar (Foto: Arquivo/Folha Itaocarense) |
Mais de 500 atendimentos por problemas respiratórios já foram registrados nos postos de saúde de Itaocara desde junho. É o que mostra um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde a pedido da Secretaria Municipal de Defesa Civil do município, que está avaliando a possibilidade de Itaocara decretar emergência por conta da estiagem.
A gripe é a doença que mais afeta os itaocarenses, especialmente no distrito de Jaguarembé. A gripe é sazonal (ocorre frequentemente nesta época do ano). A infecção se aproveita do sistema imunológico mais fragilizado por conta das mudanças bruscas de temperaturas do inverno e das vias áreas ressecadas. Mas casos de pneumonia e sinusite também estão sendo significativos. O tempo seco por conta da estiagem severa e prolongada está favorecendo o aumento das doenças respiratórias. Além disso, a qualidade do ar está crítica por conta da fumaça, seja pelas queimadas na região, ou seja a fumaça trazida pelos ventos da Amazônia e do Pantanal até o interior do Rio de Janeiro, principalmente nas últimas duas semanas. Desde que a estiagem se tornou mais intensa, em junho, foram 544 atendimentos.
As autoridades de saúde orientam: beber bastante água; usar hidratantes corporais e labiais; evitar banhos muito quentes e longos; comer alimentos ricos em água, como frutas e legumes; espalhar panos ou baldes com água em ambientes da casa, principalmente no quarto; utilizar umidificadores de ar; evitar grandes aglomerações; evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras; e evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos.
Comentários
Postar um comentário