Satélite mostra unidade de conservação em chamas em Pádua

Fogo teria atingido mais de 230 hectares do Monumento Natural da Pedra Bonita

Pico da Pedra Bonita estava em chamas na tarde do último sábado, 14 (Foto: Sentinel-2/Copernicus)
     O satélite Sentinel-2, do programa aeroespacial europeu Copernicus, identificou um grande incêndio consumindo mais de 230 hectares do Monumento Natural da Pedra Bonita, em Santo Antônio de Pádua. na tarde do último sábado (14/09).

      Não há detalhes como origem do fogo e se o incêndio já foi controlado. Mas as imagens de satélite realçadas mostram focos de calor na serra, que fica na divisa com Pirapetinga (MG) e grande quantidade de fumaça.

    É a segunda vez que a unidade de conservação é atingida por incêndio neste ano. Em maio, outro grande incêndio atingiu dezenas de hectares. Desta vez, o fogo atingiu quase 1/3 da área protegida.

      O Monumento Natural da Pedra Bonita possui cerca de 829 hectares e é bastante procurado por trilheiros da região. 

   Os monumentos naturais são unidades de conservação de proteção integral com objetivos de preservar locais de grande beleza cênica, podendo abranger terras públicas e privadas. Normalmente, são formações rochosas cercadas florestas nativas.

Imagem realçada de satélite mostra focos de calor (em laranja) e extensa área queimada (em preto) pela Pedra Bonita (Foto: Sentinel-2/Copernicus) 

Comentários