Onda de calor chega ao fim, mas tempo segue abafado e com pouca chuva

Itaocara registrou máxima de 38,6°C na tarde de ontem. Máxima para hoje é de 34°C.

(Foto: Arquivo/Folha Itaocarense)
   A oitava onda de calor a atingir o Brasil apenas neste ano está chegando ao fim, mas as temperaturas vão seguir elevadas, porque outubro é um mês historicamente quente. Para o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas ficam até 5ºC acima da média por, pelo menos três dias. Foi o que observamos em Itaocara nos últimos dias. Ontem, a máxima chegou a 38,6°C, quando a média para o mês seria de 28°C. Para esta quinta-feira (03/10), a máxima prevista pelo INMET na cidade deve ser de 34°C.

     O calor ameniza nos próximos dias com a passagem de uma frente fria. O fim de semana pode ter máximas abaixo dos 30°C, mas haverá sensação de abafamento por conta do ar mais úmido. Há inclusive chance de chuva até sábado (05/10). 

   Essa chuva, porém, não vai resolver a situação da estiagem na região. A região está há oito meses com chuvas abaixo da média. Por exemplo, choveu 7,2 milímetros em setembro em Itaocara (dados do CEMADEN), mas a média para o mês é de 57,0 mm.

    O INMET já sinaliza o retorno do calor extremo na semana que vem e até chance de recorde de temperaturas máximas pela região. As chuvas, porém, só voltam a cair com mais frequência e intensidade a partir da segunda quinzena de outubro, segundo o prognóstico do instituto.

Comentários