GAECO/MPRJ cumpre 55 mandados de prisão e busca e apreensão contra o tráfico de drogas; investigações partem de Itaocara

Investigações mostraram que lideranças locais comandavam ações criminosas a partir de unidades prisionais

(Foto: Divulgação/MPRJ)
   O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), cumpre, nesta quarta-feira (15/01), 24 mandados de prisão temporária e outros 31 de busca e apreensão contra investigados por tráfico de drogas e associação para o tráfico no Noroeste Fluminense. A operação Casmurros do Cárcere é resultado de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) próprio do GAECO/MPRJ.

    As ordens judiciais obtidas pelo Ministério Público foram expedidas pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Itaocara e são executadas em Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Natividade, Cantagalo e Campos dos Goytacazes. Nove desses mandados estão sendo cumpridos na Penitenciária Carlos Tinoco Fonseca. O cumprimento dos mandados conta com o apoio das polícias Civil, Militar e da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP/RJ).

    Por meio de interceptações telefônicas e da análise de metadados do aplicativo WhatsApp, devidamente autorizadas pela Justiça, o GAECO/MPRJ identificou o envolvimento dos investigados em atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Segundo os promotores de Justiça, mesmo detidas, as principais lideranças locais continuavam comandando ações criminosas a partir das unidades prisionais.

   Os presos estão sendo encaminhados para a 135ª Delegacia de Polícia (Itaocara) e o material apreendido será apresentado no Fórum da região.

Por MPRJ

Comentários