INMET reduz nível de alerta para chuva, mas CEMADEN-RJ mantém Itaocara com risco "muito alto"

Com o solo encharcado, novas pancadas de chuva podem ser perigosas
Valão da Onça transbordando em Jaguarembé na noite de ontem (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

    O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um novo alerta de chuvas intensas, desta vez é um alerta amarelo, de perigo potencial, o menos grave em uma escala até três, abrangendo as cidades do Norte e Noroeste Fluminense e válido até a manhã de segunda-feira (06/01), com previsão de acumulados de até 50 milímetros ao dia.

     Embora este seja o nível de alerta menos importante do INMET, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) mantém Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci e São Fidélis para risco hidrológico muito alto. 

   Segundo o órgão, isso significa que são esperados efeitos como diversos pontos de alagamentos e bolsões d’água em vias, impedindo o acesso de veículos de pequeno e médio porte; alta possibilidade de inundações, alagamentos e enxurradas; possibilidade de isolamento de bairros/comunidades em cotas mais baixas.

     Esse risco ocorreu porque o acumulado de chuva na região foi bastante significativo nas últimas horas, com o solo saturado e rios próximos do limite.

Comentários