Há previsão de acumulados com mais de 100 milímetros e risco de inundações e grandes deslizamentos
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, pela primeira vez em 2025, o alerta vermelho, para grande perigo de acumulado de chuva, abrangendo cidades da região, como Itaocara, Cambuci e São Fidélis. O grande perigo vigora durante todo o sábado (05), mas nesta sexta-feira (04) já há perigo para chuvas intensas, conforme alerta laranja já emitido.
Pela madrugada desta sexta (04), houve chuva forte em Cantagalo, com acumulado de 58 milímetros. Nas próximas horas, os acumulados podem chegar a 100 mm. É mais que a média para todo o mês de abril, que costuma registrar cerca de 80 mm de chuva. Para o sábado, pode chover ainda mais, principalmente em cidades do Norte e Noroeste do estado. São esperados mais de 100 milímetros de chuva no sábado.
O alerta laranja que vigora no momento é o segundo mais alto em uma escala que vai até três. Já o alerta vermelho é o mais alto da escala. A última vez que um alerta vermelho foi emitido para cidades da região foi em 08 de novembro do ano passado, sem ocorrências graves.
Os efeitos esperados, segundo o INMET, são grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. O instituto orienta que a população desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia; observe alteração nas encostas; permaneça em local abrigado; e, em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Comentários
Postar um comentário