Árvore nativa é a primeira dos ipês a florescer. Em Itaocara, tem sido cada vez mais plantada para embelezar chácaras e sítios.
![]() |
Ipê-roxo às margens da RJ-158, em Portela (Foto: Ryan Navega) |
A florada dos ipês-roxos está sendo mais intensa na região neste ano. E nada de primavera antecipada! Como quase todos os ipês nativos, a árvore floresce quando identifica que está chovendo menos, ou seja, todos os anos, no auge da estação seca.
A beleza das flores, impossível de passar despercebida, quase vira ponto turístico. Mas, quem ainda não viu o espetáculo, pode se apressar! A florada do ipê-roxo está no final.
(Foto: Arquivo/Folha Itaocarense) |
Coloridos
Estima-se que existam mais de cem variedades de ipês no Brasil, que vão do roxo ao verde. Muitos deles são encontrados na Mata Atlântica (bioma onde Itaocara está inserido). Como árvores nativas, têm sido cada vez mais plantados para embelezar sítios e chácaras.
O mais comum em Itaocara é o ipê-amarelo-cascudo (handroanthus chrysotrichus), embora haja outros tipos de ipês-amarelos que florescem quase juntos, entre agosto e setembro. O roxo, que floresce entre junho e julho, também vem sendo bastante apreciado, assim como o branco, que floresce mais tardiamente, em outubro. Há ainda o ipê-verde, mas é o menos comum. Apenas a variedade rosa é exótica, da América Central.
Comentários
Postar um comentário