De onça-parda a caxinguelê: 23 animais são registrados na Rebio dos Cambucás, em Cantagalo

Reserva Biológica criada em 2008 possui apenas 54,9 hectares, mas uma biodiversidade riquíssima

(Fotos: Divulgação/Prefeitura de Cantagalo)

    Com apenas 54,9 hectares, mas com a floresta preservada, a Reserva Biológica (Rebio) dos Cambucás, em Cantagalo voltou a chamar atenção pela riqueza de sua biodiversidade. Recentemente, a floresta passou a ser monitorada por câmeras, que registraram 23 animais, sendo quinze mamíferos e oito aves.

     O monitoramento é realizado pela Prefeitura de Cantagalo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Esse é o primeiro monitoramento de fauna na Rebio dos Cambucá, unidade de conservação criada em 2008. A categoria é uma das mais restritivas, não permitindo sequer propriedades particulares ou visitação pública (exceto para pesquisas ou trabalhos educacionais) para manter uma floresta quase intocada.

   Em 30 dias de monitoramento, as câmeras comprovaram a riqueza da biodiversidade local, identificando mamíferos como a onça-parda/suçuarana (Puma concolor), caxinguelê/esquilo (Guerlinguetus ingrami), irara (Eira barbara), além de alguns roedores da Mata Atlântica (cuíca, paca, rato-de-espinho e o tapiti/coelho do mato). Já as aves, foram identificadas o inhambu-chintã (Crypturellus tataupa), o jacu (Penelope obscura), a juriti-de-testa-branca (Leptotila verreauxi), entre outras.


Comentários