Órgãos preveem chuva moderada a forte, que pode gerar altos acumulados pluviométricos
![]() |
| (Foto: Reprodução/INMET) |
Com o deslocamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) para o Rio de Janeiro, aumentou com o risco de deslizamentos e alagamentos. O Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) considera classificou as áreas do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, além da Zona da Mata de Minas Gerais e Sul do Espírito Santo como de risco alto para possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais e alagamentos em áreas com drenagem deficiente nesta quinta-feira (22).
Choveu nas últimas horas cerca de 25 milímetros em Itaocara, mas o acumulado já passa dos 120 mm na semana e ultrapassou a média do mês. E deve chover ainda mais: Itaocara está na área de alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitido na manhã de hoje para grande parte do estado do Rio de Janeiro e que prevê acumulados que podem passar dos 100 mm.
O nível dos grandes rios, como o Muriaé, Pomba e Paraíba do Sul estão dentro do normal, ou acima do normal, sem tendência de transbordo por enquanto. A preocupação dos órgãos municipais de Defesa Civil é com o risco de deslizamentos, já que o solo está bastante encharcado.

Comentários
Postar um comentário