Região permanece em alerta para chuvas intensas neste fim de semana

Acumulados previstos tendem a diminuir, mas o Noroeste Fluminense ainda possui risco moderado de alagamentos e enxurradas
Bombeiros liberam a RJ-116 na manhã dessa sexta-feira em Itaocara (Foto: Divulgação)

    A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perdeu força, mas ainda segue configurada sobre o estado do Rio de Janeiro neste fim de semana. Todo o estado continua em alerta para chuvas intensas até amanhã (25/01), segundo os avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

    O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) mantem o Noroeste Fluminense sob risco moderado para alagamentos e enxurradas. Já a região Serrana continua sob risco alto para alagamentos e moderado para deslizamentos.

    De acordo com o INMET, os acumulados de chuva tendem a diminuir gradativamente pelo estado. A previsão é de que chova cerca de 10 milímetros em Itaocara até segunda-feira (26), mas o município continua sob alerta por conta do risco de acumulados acima de 50 mm. A tendência é de que a chuva, que caiu constante nos últimos dias, passe a cair em forma de pancadas nos próximos dias.

Chuvarada está dentro do normal

    Foram 132 milímetros de chuva desde domingo (18) e 180 mm desde o começo do mês, ainda abaixo da média para janeiro, que é de 220 mm em Itaocara. Porém, com os acumulados previstos para os próximos dias, a tendência é de que o mês termine com chuva dentro da média.

Comentários