Semana começa chuvosa e com alertas; temperaturas devem ficar amenas para janeiro

Fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar pela segunda vez
Acumulados previstos nos próximos seis dias (Foto: Simulação/INMET)
     Pela segunda vez em janeiro, a  Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar sobre a região e trazer chuvas intensas. Esse é o principal fenômeno responsável pelas chuvas do verão. Por isso, a semana deve ser marcada por chuvas, com temperaturas amenas por conta do céu nublado.

     Incialmente, as previsões indicavam acumulados extremos. Mas alguns órgãos de meteorologia já revisaram a previsão, que agora aponta para acumulados comuns de janeiro no nosso estado - continua a previsão de chuvas extremas em cidades próximas à Serra do Caparaó (Minas Gerais, Espírito Santo e extremo noroeste do Rio de Janeiro). Ainda assim, são volumes expressivos e que podem causar deslizamentos, queda de árvores, alagamentos ou transbordamento de alguns cursos d'água. Por isso, moradores devem permanecem em alertas e acompanharem as atualizações do tempo.

     Para Itaocara, os acumulados podem superar os 100 milímetros no decorrer da semana. Já choveu 13,8 mm neste domingo (18). Os maiores acumulados devem ser observados entre a noite de segunda-feira (19) e durante a terça-feira (20).

    A máxima prevista é de 32°C nesta segunda (19), mas não deve passar dos 25°C na terça-feira (20). Volta a esquentar no fim de semana, mas sem calor extremo, por enquanto.

Comentários