INMET mantém alertas e previsão de mais chuvas excepcionais

Piores condições estão para cidades na bacia do Paraíba do Sul, como Além Paraíba, Carmo e Cantagalo, que já sofreu bastante com as chuvas dos últimos dias
(Foto: INMET)
    O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém todo o estado do Rio de Janeiro em alerta laranja para chuvas de até 100 milímetros ao dia neste domingo (8/2) e segunda-feira (9/2).

    Para a nossa região, a situação é mais delicada, pois já choveu mais de 300 milímetros nos últimos dias em áreas de Cantagalo. O INMET prevê mais 100 mm para as próximas horas no município.

    A previsão do INMET indica também cerca de 80 mm para Itaocara e até 200 mm para Além Paraíba e Carmo. São acumulados bastante elevados, especialmente onde o solo já está encharcado.

     O Rio Paraíba do Sul encontrava-se com 3,55 metros na manhã deste domingo (8/2), em Itaocara, sem risco de transbordo (a cota é de 5 metros). A vazão estava em 875 m³/s em Ilha dos Pombos e só oferece risco quando atinge 2.000 m³/s.

    Já o Rio Pomba estava com vazão de aproximadamente 280 m³/s em Barra do Braúna, o que indica normalidade. Ruas mais baixas de Pádua costumam inundar com vazão acima dos 600 m³/s.

    A preocupação continua sendo com o Rio Negro, que está acima da cota de transbordo desde a última terça-feira (3/2) na zona rural de Itaocara. Choveu forte sobre Cantagalo e Macuco na noite de ontem, mantendo o nível do rio alterado.

Comentários