Nova ZCAS traz risco de chuva excepcional em áreas do RJ

Acumulados estão previstos par municípios serranos que ficam na divisa com Minas Gerais, mas cidades como Itaocara também devem receber muita chuva
(Foto: Reprodução/INMET)
     Órgãos de meteorologia vêm prevendo chuvas intensas para a primeira semana de fevereiro no estado do Rio de Janeiro por conta da tendência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno que canaliza a umidade da Amazônia para o Sudeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê acumulados em áreas da região serrana fluminense que podem chegar a 500 milímetros de chuva em apenas 4 dias, algo excepcional mesmo para um mês tão chuvoso. Para cidades como Itaocara, o acumulado previsto nesta semana é de 200 mm, também considerado muito alto.

    Todo o estado do Rio de Janeiro já se encontra em alerta laranja para risco de tempestades neste domingo, 1º de fevereiro. Embora não haja previsão de acumulados significativos para cidades da nossa região, existe o risco de pancadas isoladas, que podem vir fortes e gerar grandes acumulados de chuva e acompanhadas de rajadas de vento e granizo. É aquela chuva de verão que pode cair intensa em uma localidade, mas em outra, não.

    Mas é a partir da noite de segunda-feira que a condição de chuva aumenta. A condição persiste até sexta-feira (6/2). O INMET prevê acumulados acima dos 300 mm em cidades como Carmo, Sumidouro e Além Paraíba e até 200 mm em Itaocara e Cantagalo.

Comentários