Tombamento do Centro de Miracema será questionado em audiência pública

Audiência Pública será realizada pela Câmara Municipal de Miracema em 16 de setembro
(Foto: Divulgação/ Cultura Miracema)
    Enquanto muitos debatem a importância da preservação de bens históricos do país, principalmente diante do recente episódio do incêndio no Museu Nacional, na capital fluminense, em Miracema o assunto que estará em pauta em audiência pública no dia 16 de setembro é o oposto, o questionamento do tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Miracema como Patrimônio Cultural Fluminense.

   A audiência pública será realizada pela Câmara Municipal de Miracema às 10h do próximo domingo (16/09).

   Em nota divulgada em rede social, a Divisão de Patrimônio e Tombamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informou que "essa iniciativa, que visa solicitar a anulação do tombamento e desestabilizar o trabalho de preservação ora em curso, partiu de um grupo de Miracemenses que defende, erroneamente, que o ato de tombamento “impede o progresso” da cidade, ou infelizmente, por razões de conveniência pessoal, em detrimento do interesse público e social maior."

Leia a íntegra da nota clicando aqui.

   O setor defende o comparecimento da população à audiência para demonstrar interesse dos miracemenses nos assuntos pertinentes à preservação do patrimônio histórico do município. O setor também pede que manifestações de apoio por escrito sejam encaminhadas para o endereço eletrônico da secretaria: culturademiracema@gmail.com.

Tombamentos em Miracema

    Desde 2009 o centro de Miracema foi tombado como patrimônio cultural fluminense. Além dos casarios históricos, fazem parte do tombamento ruas, avenidas, praças, prédios públicos, chaminés de duas fábricas e as capelas das localidades de Areia, Paraíso do Tobias e Venda das Flores. O município possui a quarta maior quantidade de imóveis tombados no estado do Rio de Janeiro.

Comentários