Incêndios na Amizade e na Serra de Papagaio, em Itaocara, consumiram área de 400 hectares

Fogo avançou por três dias da Fazenda da Passagem até Boa Esperança, após atingir a Amizade e chegar próximo a Santa Clara

Engenho da Fazenda Amizade e ao fundo, morros queimados e cortina de fumaça no céu (Foto: Reprodução/Folha Itaocarense)
      Fazendas inteiras em cinzas, florestas carbonizadas, plantações perdidas, cercas destruídas... Os estragos são muitos na localidade da Amizade, na zona rural de Itaocara. O fogo que começou na tarde de sábado (31/08) avançou por centenas de hectares da Fazenda da Passagem, que fica entre Itaocara e Batatal, e seguiu para a Fazenda Amizade, Fazenda Santa Clara e localidade de Boa Esperança, causando pânico e um cenário desolador.

    O incêndio na Amizade se dividiu em três frentes nesta segunda-feira (02/09) e só foi controlado no fim da noite por trabalhadores rurais, tratorista e proprietários de terras atingidas. Enquanto isso, outro grande incêndio devastava a Serra de Papagaio e se dividia em duas frentes, também combatidas por moradores do entorno.

    Estima-se que o fogo tenha consumido nesses três dias uma área de aproximadamente 400 hectares. Somadas às outras áreas queimadas em agosto, já são quase 1,4 mil hectares queimados em Itaocara, entre pastos e matas nativas. Os dados serão atualizados nesta quarta-feira (04), caso não haja nuvens sobre a cidade, pelo satélite Sentinel-2, do programa Copernicus. O número só é menor que o registrado em 2019, quando incêndios atingiram mais de 1,6 mil hectares na estiagem daquele ano.

Comentários